O Mercado mundial está em constante atualização e essas mudanças podem representar oportunidades para os gerentes e líderes que estão atentos em como as novas tecnologias podem impactar a produtividade e eficiência do seu trabalho.
Os leitores de códigos de barras estão presentes em diversas áreas como varejo, indústria, logística, etc. Diante disso, podemos concluir que esses dispositivos exercem um papel muito importante no dia a dia das empresas.
Em geral são equipamentos que apresentam uma boa durabilidade e em muitos casos podem resistir a ambientes adversos operando o dia inteiro sem maiores problemas. Então Por que trocar o seu leitor de código antigo?
Vamos lá! Não basta mudar só porque é uma nova tecnologia e queremos parecer modernos. A pergunta que precisamos fazer é: Será que a aquisição dessa ou daquela solução trarão benefícios reais para a operação da minha empresa?
Hoje vamos falar sobre os leitores area imager capazes de ler os já conhecidos códigos de barras 1D e 2D, também vamos entender suas diversas aplicações e como o uso dessa tecnologia podem mudar a sua rotina.
Mas afinal de contas, o que são códigos de barras 2D?
O código de barras 2D possui as mesmas funções dos códigos lineares (1D) que encontramos nos produtos de supermercados e farmácias, a diferença está na capacidade de armazenamento de dados, tamanho, redundância de dados e velocidade de leitura.
Os códigos 2D tem esse nome por serem impressos em mais de uma dimensão, enquanto os códigos de barras 1D são impressos apenas na horizontal, os códigos 2D utilizam informações tanto no plano horizontal como no vertical. Isso abre um leque enorme de possibilidades, no entanto precisamos de equipamentos específicos para ler e interpretar esses códigos.
O código de barras 1D é capaz de armazenar algo em torno de 20 números enquanto que os códigos 2D chegam a armazenar mais de 7 mil números e mais de 4 mil caracteres alfanuméricos.
O leitor que possui essa tecnologia realiza a leitura dos códigos através de uma espécie de “foto” que o leitor tira e posteriormente decodifica essa informação e a envia para o sistema ao qual o leitor está se comunicando, todo esse processo acontece em questão de milissegundos.
Veja a diferença entre os códigos:
Veja alguns exemplos de como usar o código 2D:
Ações de Marketing
Pode ser usado no mercado publicitário, e várias ações trabalham, inclusive, com realidade aumentada. As empresas investem nesse tipo de campanha para oferecer mais informações e conteúdo exclusivo. Os códigos 2D ou QR code podem ser impressos em pôsteres, revistas, roupas, veículos, sites, cartões de visita, etiquetas, copos e utensílios diversos, etc.
Uma rede de supermercados na coreia do sul chamada Tesco teve uma ótima sacada! Eles acharam uma maneira bem inteligente de levar a loja até o seu consumidor e aumentar o Market share sem a necessidade de abrir novas lojas. Enquanto os coreanos esperavam o trem na estação de metrô, viam os painéis simulando prateleiras de supermercado com as fotos dos produtos, e neles os códigos 2D correspondentes. Dessa forma, as pessoas escolhem os itens e leem os códigos pelos seus celulares, fazem o pagamento online e as compras são entregues em suas casas!
Auditoria de Preços em lojas de departamento
Nós mesmos, Auticomp Automação, fazemos uso dos códigos Bidimensionais em lojas de supermercado, nesse caso inserimos o código de barras juntamente com o preço dos produtos em um código 2D.
Quando fazemos a leitura do código o sistema captura a barra juntamente com o preço, faz as buscas no sistema e verifica se o preço que está impresso na etiqueta “bate” com os dados que estão no banco de dados. Caso a etiqueta apresente uma divergência o próprio sistema já seleciona esse item para que a sua etiqueta de gôndola seja reimpressa.
Antes o operador precisava ler a barra e verificar se os valores estavam corretos antes de passar para o próximo item. Com o uso dos códigos 2D o processo ficou automático e muito mais rápido pois o operador não precisa “pensar”, é só passar nos corredores lendo os produtos e imprimir as etiquetas na sequência.
O processo de auditoria demorava cerca de 3 ou 4 dias para finalizar uma loja de porte médio, hoje esse mesmo processo demora cerca de 8 horas; isso sem falar na redução de custos com etiquetas de gôndolas e ribbons pois o código 2D ocupa um espaço físico bem menor que o código 1D.
Processo de papa filas em Lojas e Supermercados
Com o dispositivo coletor e uma impressora portátil em mãos, o operador pode oferecer atendimento aos clientes que ainda estão na fila e realizar a coleta de todos os itens, colocá-los em uma sacola que ficará lacrada até que o cliente chegue ao pdv. Com a impressora conectada via bluetooth ou wifi ao equipamento Joya, será impresso um cupom em um código de barras 2D, que terá as informações de todos os itens coletados.
Assim que o cliente chegar ao caixa portando esse cupom a sua experiência será diferente. Não haverá a necessidade de registrar todos os itens novamente e ele só precisa entregar o cupom com o código 2D, nesse momento o operador de caixa fará o registro do código 2D, como os produtos já estão embalados, o cliente poderá realizar o pagamento e continuar a sua rotina. Esse processo pode representar uma redução de até 80% no tempo gasto pelo cliente em um checkout. Legal não é?
Vale a pena comprar?
Os leitores com tecnologia area imager, popularmente conhecidos como leitores 2D, são equipamentos um pouco mais caros se comparados aos leitores que realizam apenas a leitura dos códigos 1D, porém, os leitores 2D possuem diversas vantagens que justificam o investimento. A primeira delas é a velocidade com a qual estes leitores realizam a leitura dos códigos. Durabilidade e resistência também são pontos fortes destes leitores. Mas o motivo que mais justifica a compra destes equipamentos é a capacidade que eles possuem de ler tanto códigos 1D, como códigos 2D.
Investir na compra de leitores 2D hoje garantirá que sua empresa esteja preparada para estas mudanças e não precise gastar futuramente com novos leitores.
Veja abaixo alguns exemplos de equipamentos que já estão com essa tecnologia.
Coletores: Datalogic Memor X3 – Datalogic Skorpio X3 – Datalogic Falcon X3 – Zebra TC8000 – Zebra MC32N0 – Honeywell CT50 – Zebra/Motorola MC45 – Zebra/Motorola MC55 – Zebra/Motorola MC67 – Honeywell/Intermec CN51 – Bluebird EF400 – Compex – Cipher Lab PM60.
Leitores Fixos: VS3200 Datalogic, DS7700 Zebra – QuickScan QD2430 – QuickScan QBT2430 – Heron HD3430 – Datalogic PowerScan PD9500.
Os tópicos apresentados acima justificam em muito a troca dos equipamentos antigos pelos novos dotados de recursos mais modernos. Se você ainda não possui nenhum equipamento capaz de realizar leituras 2D, sugiro que adquira uma peça e faça os testes.
Veja o vídeo das compras na coreia o sul:
https://www.youtube.com/watch?v=bGcIAvyM7iA
Seja bem-vindo ao mundo 2D e explore suas inúmeras possibilidades!
Este blog é uma iniciativa da Auticomp Automação