Vender para todo o Brasil já é uma realidade para várias empresas. A Internet, com sua democracia e facilidade de implementação de ideias permitiu há vários empreendedores começarem seu negócio, seja através de lojas próprias (ecommerces), marketplaces (como Submarino e Ponto Frio) ou através de portais como Mercado Livre, Enjoei, etc…Independentemente da plataforma escolhida, uma coisa é certa: você precisará despachar produtos para todo o Brasil e terá que contar com uma transportadora ou com os correios para fazer isso. Para quem já sabe disso, temos mais uma informação: você sabia que a etiqueta dos correios, que hoje você imprime em uma impressora jato de tinta e cola com uma fita transparente na caixa pode ser impressa de forma bem mais simples, totalmente automatizada?Pois é. Devido ao volume e padronização destes documentos fabricantes de etiquetas resolveram criar uma etiqueta auto adesiva que encaixa perfeitamente nesta operação. Com o uso de uma impressora térmica, você abastece a mesma com um rolo de etiquetas e pronto: para cada venda feita a impressão da “etiqueta dos correios” acontece automaticamente. Simples assim.No caso dos correios, o sistema que automatiza este processo chama-se SIGEP. Ele pode ser utilizado direto pelo site dos correios ou você pode verificar com o fornecedor de seu ecommerce se o mesmo está integrado. Caso não, para saber mais sobre o SIGEP clique aqui. O SIGEP é gratuito e gerencia envios de encomendas via PAC, Sedex e outros.Exatamente por este motivo o padrão desta etiqueta é conhecido no mercado como “etiqueta SIGEP”. Ela mede 104 x 145 mm e seu rolo normalmente contém 250 etiquetas (pode variar de fabricante para fabricante). Como a largura é sempre a mesma qualquer impressora térmica de etiquetas do mercado fará a impressão. Diferentemente de outros modelos, a “etiqueta SIGEP” costuma ter disponibilidade imediata de estoque. Entretanto, como se trata de um produto indispensável para operação de qualquer empresa, recomendamos manter um estoque de segurança para, no mínimo, 15 dias. E calcular este estoque é bem fácil:
- Suponha que você faça 50 vendas por dia em média;
- Cada rolo de etiqueta tem 250 etiquetas;
- Considere que podem haver perdas, então calcule que cada rolo poderá imprimir no máximo 225 etiquetas (perda de 10%);
- Se você faz 50 vendas por dia x 15 dias são 750 vendas. Se cada rolo imprime 225 etiquetas 04 rolos serão sempre suficientes para sua demanda;
- Considerando um preço médio de mercado de R$ 30,00 por rolo, estamos falando de R$ 120,00 de estoque. Uma mixaria, considerando o prejuízo que você pode ter se acabarem as etiquetas.