O wearables é uma tecnologia disruptiva para um futuro próximo. O próximo passo da evolução da tecnologia são dispositivos que se tornem vestíveis. Os dispositivos vestíveis devem estar presentes em diversas operações nos próximos anos. Com sua inclusão nas operações a praticidade e mobilidade serão inevitáveis.
O investimento em soluções wearables está em pauta nas grandes desenvolvedoras de tecnologia. Se já não vivemos sem o Smartwatch, a tecnologia vestível começa a ter um panorama animador para o futuro nas operações.
O Forecast Global da Gartner mostrou como está o investimento em dispositivos wearables, segundo a pesquisa, as empresas mundiais devem investir U$81 bilhões nesses dispositivos neste ano.
O wearables traz segurança, firmeza, mobilidade e praticidade para o colaborador. Atualmente existem dispositivos vestíveis de fábrica e acessórios que tornam o dispositivo vestível. Os coletores de dados recebem capa de pulso e leitores de dados em anel para facilitar na captação de dados.
As impressoras móveis como wearable começam a ser utilizadas nos serviços em campo, na impressão de contas de luz e água. Além do atendimento em restaurantes, lojas e supermercados. As impressoras térmicas ganham cintos e cases para se acoplar ao corpo do usuário facilitando a impressão de notas, bilhetes e contas.
Os benefícios em contar com dispositivos vestíveis em sua operação
As soluções vestíveis buscam entregar praticidade nas operações corporativas. Eles entregam segurança, praticidade e mobilidade durante a jornada de trabalho.
O cotidiano de trabalho no estoque é repleto de horas de manuseio de produtos, caixas e cargas. O coletor de dados foi um grande avanço no sistema de WMS.
No entanto, muitas vezes, o colaborador divide suas mãos em pegar a caixa e ainda pegar o coletor para ler as informações. A utilização da versão vestível do device pode potencializar a performance do seu colaborador.
O coletor wearable é compactado ao pulso do colaborador, como um relógio. O modo de utilização é bem confortável pois as alças das pulseiras são feitas de borracha. Para a conversão acontecer o coletor necessita ser touch screen para o colaborador conseguir exercer as atividades.
O scanner funciona como um anel, existem modelos com fio ou bluetooth. A versão vestível do coletor traz segurança na manipulação de produtos. A solução deixa o colaborador com as mãos livres evitando quedas de produtos e acidentes.
A impressora térmica vestível também traz praticidade ao colaborador, deixando suas mãos livres para exercer outras tarefas. A combinação de coletor de dados wearables e a impressora móvel resulta na solução papa-filas que faz o atendimento aos clientes durante a fila de espera.
A solução wearabales pode ser aplicada nos setores de recebimento de cargas, picking, separação de produtos e outros setores. No supermercado, o coletor de dados vestível pode ser utilizado na separação de produtos, controle de gôndolas e verificação de preços.
Os headsets começam a ganhar espaço nas operações, por causa do sistema de voice picking. A comunicação por áudio é mais simples e prática no cotidiano de trabalho A confirmação de produtos, lugares e pedidos é otimizada pelo sistema voice picking.
Por último, os óculos inteligentes são a expansão da tela do coletor de dados. A tecnologia pode agregar no futuro das operações com mais desenvolvimento em soluções para leitura de dados.
O mercado de óculos inteligentes tem a projeção de movimentar USD 6,8 bilhões até 2025, segundo pesquisa da MarketandMarkets.
Conheça o EF401, o coletor de dados que tem a capacidade de se tornar vestível
O coletor de dados, EF401, da Bluebird, pode ser transformado em vestível através dos seus acessórios. O EF401 possui sistema Android 7 que facilita na aprendizagem de novos colaboradores por ter uma interface mais amigável.
O EF401 traz a inovação para seu processo
O dispositivo conta com o processador Intel Octa Core que aprimora a rapidez na leitura de dados. O EF401 possui capacidade de ser usado indoor ou no trabalho em campo, pois conta com conexão 4G e Wi-Fi. O dispositivo tem a conectividade de bluetooth e NFC para incorporação de acessórios.
O coletor possui leitor de códigos de barras 1D e 2D e tem compatibilidade com o gatilho de RFID da Bluebird. O EF401 também possui câmera de 13MP que entrega uma boa imagem para leitura de códigos no cotidiano.
O EF401 possui capacidade de se tornar wearables
A praticidade é a grande marca do dispositivo da Bluebird. Ele conta com tela touch screen que facilita no manuseio do coletor. E pesa apenas 200 gramas não incomodando na sua adaptação vestível.
Falando em praticidade, o coletor Bluebird tem a capacidade de se tornar um dispositivo wearable. A Bluebird possui uma linha de acessórios como capa de pulso e o gatilho em anel para transformar o EF401 vestível. Veja como a solução funciona no vídeo abaixo.
Uma inovação do EF401 é a ferramenta push-to-talk, que permite a comunicação entre o colaborador e outros colaboradores pelo coletor de dados. Utilizando o push-to-talk, você elimina os famosos rádios de transmissão, simplificando os dispositivos em apenas um.
LK-P400 pode trazer mobilidade ao seu atendimento
A impressora portátil, LK-P400, da Sewoo, consegue se tornar véstivel através do seus acessórios. A impressora consegue imprimir recibo e etiquetas na velocidade de 127mm/s proporcionando agilidade no atendimento móvel.
Veja também outros artigos em nosso Blog:
https://www.auticomp.com.br/blog/automacao
https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados
https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao
https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao
https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal
Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/
A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.