Automatic Identification and Data Capture – AIDC significa Identificação Automática e Captura de Dados.
Este conceito refere-se aos métodos de identificar objetos automaticamente, coletar dados sobre eles e inseri-los diretamente em sistemas de computador , sem envolvimento humano. As tecnologias tipicamente consideradas como parte do AIDC incluem códigos de barras , identificação por radiofrequência (RFID) , biometria (como íris e sistema de reconhecimento facial ), faixas magnéticas , reconhecimento óptico de caracteres (OCR), cartões inteligentes e reconhecimento de voz.
AIDC também é comumente referido como “Identificação automática”, “Auto-ID” e “Automatic Data Capture”.
IDC é o processo ou meio de obter dados externos, particularmente através da análise de imagens , sons ou vídeos . Para capturar dados, é utilizado um transdutor que converte a imagem real ou um som em um arquivo digital.
O arquivo é então armazenado e, posteriormente, pode ser analisado por um computador ou comparado a outros arquivos em um banco de dados para verificar a identidade ou fornecer autorização para entrar em um sistema seguro.
A captura de dados pode ser feita de várias maneiras; O melhor método depende da aplicação.
Nos sistemas de segurança biométrica, a captura é a aquisição ou o processo de aquisição e identificação de características como imagem do dedo, imagem da palma da mão, imagem facial, impressão da íris ou impressão de voz que envolve dados de áudio e o resto envolve dados de vídeo.
A identificação por radiofrequência é relativamente uma nova tecnologia da AIDC que foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1980. A tecnologia atua como base em sistemas automatizados de coleta, identificação e análise de dados em todo o mundo.
O RFID encontrou sua importância em uma ampla gama de mercados, incluindo identificação de gado e sistemas de identificação automatizada de veículos (AVI), devido à sua capacidade de rastrear objetos em movimento. Esses sistemas AIDC sem fio automatizados são eficazes em ambientes de fabricação onde as etiquetas de código de barras não poderiam sobreviver.
Visão geral dos métodos de identificação automática
Quase todas as tecnologias de identificação automática consistem em três componentes principais, que também compreendem os passos sequenciais no codificador de dados AIDC.
1 – Código é um conjunto de símbolos ou sinais que geralmente representam caracteres alfanuméricos. Quando os dados são codificados, os caracteres são traduzidos em um código legível por máquina. Um rótulo ou TAG contendo os dados codificados é anexado ao item a ser identificado.
2 – Leitor de máquina ou scanner. Este dispositivo lê os dados codificados, convertendo-os para uma forma alternativa, geralmente um sinal analógico elétrico.
3 – Decodificador de dados. Este componente transforma o sinal elétrico em dados digitais e, finalmente, de volta aos caracteres alfanuméricos originais.
A internet e o futuro
A ideia é tão simples, mas sua aplicação em uma escala global é difícil. Se todas as latas, livros, calçados ou partes de carros estiverem equipados com dispositivos de identificação minúsculos, a vida diária em nosso planeta passará por uma transformação.
Coisas como ficar sem estoque ou produtos desperdiçados não existirão mais, pois saberemos exatamente o que está sendo consumido no outro lado do mundo. O roubo será uma coisa do passado, pois saberemos onde um produto está em todos os momentos.
A falsificação de itens críticos ou onerosos, como medicamentos, peças de reparo ou componentes eletrônicos, será reduzida ou eliminada porque os fabricantes ou outras entidades da cadeia de suprimentos saberão onde seus produtos estão em todos os momentos.
O desperdício ou deterioração do produto será reduzido porque os sensores ambientais alertarão os fornecedores ou consumidores quando os produtos sensíveis forem expostos a calor excessivo, frio, vibração, ou outros riscos.
As cadeias de suprimento operarão com muito mais eficiência, pois os fornecedores enviarão apenas os produtos necessários quando e onde forem necessários. Os preços ao consumidor e aos fornecedores também devem cair de acordo, pois os prejuízos serão praticamente nulos.
A associação global Auto-ID Center foi fundada em 1999 e é composta por 100 das maiores empresas do mundo, como Wal-Mart , Coca-Cola , Gillette , Johnson & Johnson , Pfizer, Procter & Gamble , Unilever , UPS , empresas que trabalham no setor de tecnologia, como SAP, Aliens, Sun, bem como cinco centros de pesquisa acadêmica.
Estes são baseados nas seguintes universidades: MIT nos EUA, Cambridge University no Reino Unido, University of Adelaide na Austrália, Keio University no Japão e University of St. Gallen na Suíça.
O Auto-ID Center sugere um conceito de uma cadeia de suprimentos futura baseada na Internet de objetos (internet das coisas), ou seja, uma aplicação global de RFID. Eles tentam harmonizar tecnologia, processos e organização.
A pesquisa está focada na miniaturização (visando um tamanho de 0,3 mm / chip), redução no preço por dispositivo único (visando cerca de US $ 0,05 por unidade) e o desenvolvimento de aplicações inovadoras como pagamento sem qualquer contato físico.
Concluímos que a AIDC não é mais coisa do futura e sim uma tecnologia já presente em nossas vidas há algum tempo, porém muitos de nós não havia prestado atenção nela.
O que se observa é que essa tecnologia ainda evoluirá muito e que trará muitos benefícios para as pessoas de visão que estiverem preparadas para colher os frutos de se antecipar e investir na modernização tecnológica de seus negócios ante a seus concorrentes.
Benefícios do AIDC
Aumenta produtividade da equipe;
Reduz o risco de falha humana;
Alta precisão na coleta de dados;
Reduz custos e tempo das operações;
Reduz o tempo de processamento de mercadorias;
Aumenta satisfação dos clientes;
Aumenta competitividade e mantém a empresa atualizada.
Por isso é importante para qualquer tamanho de empresa ser automatizado é preciso.
Empresas que quiserem reduzir seus custos, agilizar seus processos, melhorar a rastreabilidade de dados e alavancar sua posição no mercado, precisarão adotar a AIDC ou Automatic Identification and Data Capture.
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.