Modelo de etiqueta: qual a melhor para o meu negócio?

No brasil existe uma infinidade de modelos de etiquetas e rótulos. Não são raras às vezes que recebemos em nossa assistência equipamentos em que os seus proprietários nos enviam imaginando que estão com algum problema, quando na verdade há o uso inadequado de seus suprimentos, sejam eles etiquetas ou Ribbons.

Mesmo tendo contato com etiquetas em nosso cotidiano, a maioria das pessoas não imagina quanta tecnologia está empenhada na identificação dos produtos que adquirimos em nossas compras.

Diante dos itens apresentados acima você saberia dizer qual tipo de etiqueta é a mais adequada para a sua operação? A resposta não é tão simples, mas vamos tentar explicar os principais conceitos relacionados a aplicação dos principais tipos de etiquetas. Com esses dados em mãos é possível que você consiga se orientar e assim explorar as suas possibilidades aproveitando ao máximo os melhores recursos que estão a sua disposição.

Existe uma variedade enorme de fornecedores e fabricantes que lançam novos produtos todos os meses e assim aumentam ainda mais as suas possibilidades e consequentemente dúvidas.

Podemos dizer que uma etiqueta é composta por 3 camadas: 1 – O frontal, que é o material do qual é feito a etiqueta e que pode ser feito de materiais como filmes, papeis ou plásticos especiais. 2 – O Adesivo, que é a “cola” que deve grudar a etiqueta em uma superfície. 3 – As duas primeiras camadas são montadas em uma superfície chamada “Liner” que é um filme ou papel feito de silicone, esse é responsável por sustentar a etiqueta até que ela comece a ser usada.

O que faz a grande diferença é que cada camada dessas pode ser feita de um material diferente e isso pode gerar diversas combinações e resultados diferentes que podem ser adaptados a cada necessidade.

No caso da camada Frontal, ela pode ser feita com mais camadas ainda e isso deve gerar etiquetas ainda mais especiais e personalizadas.

Etiquetas Adesivas (Couchê)

As etiquetas adesivas são as mais encontradas no mercado; são as etiquetas de papel e essas atendem uma serie de necessidades mais conhecidas, como Etiquetar pacotes e caixas, inserir códigos de barras, fazer marcações e inserir dados importantes nos itens.

Uma das desvantagens dessas etiquetas é que elas costumam molhar e as vezes até rasgar. Em alguns casos elas não oferecem o melhor acabamento para o logo da sua empresa.

Etiquetas Removíveis 

Existem diversos tipos de adesivos que podem aderir a muitas superfícies diferentes, o problema é que nem sempre esse adesivo é permanente. Poderíamos falar de casos em que temos a necessidade de colar as suas etiquetas em itens dos quais você precisa facilitar a remoção dessa etiqueta por parte dos seus clientes e alem disso evitar que, mesmo removendo a etiqueta não fique resíduos em seus produtos. Nesse caso teremos as etiquetas removíveis, são etiquetas que oferecem uma certa facilidade de remoção e que podem ser retiradas com água.

Alguns exemplos de uso das etiquetas removíveis são; Louças, cartões de credito ( Informação de Desbloqueio), celulares e rótulos de bebidas.

Resistentes à Água e Produtos Químicos

Existem casos em que você precisa de uma etiqueta resistente a água e para esses casos existem etiquetas especificas com filmes plásticos e colas que podem resistir a imersão. Temos também as etiquetas que podem resistir ao contato com elementos químicos, evitando o seu desgaste em caso de contato.

Baixas ou altas temperaturas

Existem etiquetas que podem resistir a altas e baixas temperaturas (Etiquetas BOPP) e nesses casos podemos falar a respeito de uma industria de alimentos congelados, por exemplo. essa empresa precisa garantir que os seus produtos não perderão as informações contidas nas etiquetas mesmo que os seus itens sejam submetidos a baixas temperaturas e forte umidades

Em contra partida, se tivermos uma industria onde os seus produtos são submetidos a altas temperaturas, precisaremos manter a integridade dos dados e evitar que as etiquetas simplesmente queimem ao menor contato com a superfície quente. Por conta disso precisaremos usar etiquetas com características que apresentam resistência a altas temperaturas.

Etiquetas especiais

Pelo que vimos nos itens acima, podemos dizer que as etiquetas estão por toda a parte e o mundo da segurança não ficaria de fora. Desde as mais simples conhecidas como “casca de ovo” que se quebra em pequenos pedaços que dificultam em muito a sua remoção até as etiquetas chamadas “void”, essas mostram uma imagem ou um texto caso sejam removidas, isso sem falar que as etiquetas “void” não podem ser coladas novamente.

Muito complicado?

Poderíamos ainda falar das etiquetas aprovadas pela Anvisa e que podem ser coladas diretamente em alimentos, temos também as etiquetas que podem ser usadas em joias e anéis, pneus e muitos outros tipos de acabamento, materiais e cores que fazem parte desse mundo de inúmeras possibilidades.

Como dissemos no inicio do artigo, é mais seguro solicitar a ajuda de um profissional para que ele possa lhe ajudar a escolher a melhor etiqueta para a sua operação.

A Auticomp Automação tem profissionais qualificados para lhe ajudar nessa tarefa. Entre em contato com a nossa equipe comercial, teremos prazer em ajuda-lo.

Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram