Como a Lei de rotulagens vai mudar o processo de compra?

A nova lei de rotulagens vai mudar o comportamento do shopper? Com a recente mudança na legislação, que passou a obrigar as empresas a darem mais destaque para os ingredientes dos produtos, os consumidores finalmente terão mais informações sobre o que estão comprando. Isso certamente vai fazer com que muitas pessoas passem a prestar mais atenção às etiquetas antes de realizarem uma compra.

Além disso, a nova lei também trará maior transparência para o mercado, dando mais poder de negociação para os consumidores.

O que isso significa e o que isso impacta na realidade do supermercadista?

A ANVISA deixou claro que o objetivo não é a punição ou causar qualquer tipo de restrição a indústrias que fabriquem alimentos processados e ultra processados (apesar de sabermos que estes serão mais afetados com a medida). A intenção da nova Lei de Rotulagens é que o consumidor possa ter mais clareza do que está consumindo e assim ter mais autonomia e poder de escolher produtos mais saudáveis.

A lei vai exigir que os rótulos dos produtos alimentícios sejam mais claros e concisos, apresentando informações como quantidade de açúcar, gorduras e sódio presentes no produto. Com isso, o consumidor poderá fazer escolhas mais conscientes e saudáveis.

E como ficará o comportamento do shopper diante dessa mudança?

Lei de Rotulagens

Quais medidas tomar mediante a essas mudanças?

Medidas como essa já foram implementadas em outros países como Chile e México, por exemplo. Na prática houve redução no consumo, mas isso não impactou as indústrias, já que essas trataram de adaptar as fórmulas de seus produtos. Mas isso não impactou as indústrias, já que essas trataram de adaptar as fórmulas de seus produtos.

A Lei determinou que todos os produtos alimentícios e bebidas comercializados no Brasil deveriam passar por uma reavaliação quanto às suas embalagens e rótulos, a fim de torná-los mais eficientes e sustentáveis. Dessa forma, as empresas foram obrigadas a investir em tecnologias que permitissem diminuir o tamanho das embalagens sem prejudicar a qualidade dos produtos.

Além disso, também houve uma mudança na forma como os produtos eram rotulados, passando a ser obrigatório o uso de letras maiúsculas e da linguagem PT-BR.

Validade - Logistica
O comportamento do shopper vai mudar?

Aqui no Brasil, a lei de rotulagens está mudando a forma como supermercados e redes de varejo estão organizados. Com um bom sistema de mapeamento, as empresas conseguem estudar a forma como o cliente compra e, assim, fazer mudanças no layout e na exposição de produtos para tornar a experiência de compra mais agradável e eficiente.

Isso sem contar que, com menos tempo gasto nas compras, o cliente terá mais tempo para outras atividades – o que é ótimo para todos!

Supermercados e redes de varejo que contarem com um bom sistema de mapeamento, que souberem estudar a forma em que o cliente compra, sairão na frente para implementar, mudanças no layout e exposição de produtos dentro das suas lojas, para que possam aí sim, atender essas mudanças no comportamento de compra do shopper.

Sua loja tem se preparado para essa mudança?

Nosso canal do Youtube pode ser ideal no planejamento das suas gôndolas, afinal, seus produtos precisam ser expostos estrategicamente para que seu cliente compre mais e se sinta satisfeito, para que ele sempre volte.

E para saber mais sobre, você também pode acessar nosso canal no Youtube, que conta com diversos conteúdos para te auxiliar a otimizar seu mercado.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe!

Veja também outros artigos em nosso Blog:

https://www.auticomp.com.br/blog/automacao

https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados

https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao

https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao

https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal

Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/

A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram