Desde que o SAT Fiscal se tornou obrigatório em 01/07/15, muitos varejistas fazem a pergunta título deste post. É compreensível, uma vez que comprar vários equipamentos e fazer investimento em infraestrutura de rede e energia não é barato. A dinâmica na verdade é simples: existe a possibilidade de você compartilhar, para mais de um PDV, um único equipamento SAT.
Então se eu tenho três ou quatro caixas eu posso colocar um único SAT para cuidar das transmissões dos cupons? Sim, tecnicamente isso é possível e o SAT foi concebido levando isto em consideração, até como uma forma pensada pelo SEFAZ de viabilizar a adoção da tecnologia.
Na teoria parece ser um grande negócio mais alguns pontos devem ser levados em consideração:
- Seu Software está homologado para isso? Nem todas as empresas de software homologaram seus PDVs para trabalhar desta maneira. Isso porque a fila de cupons que virão de vários PDVs simultaneamente deve ser organizada e gerenciada pelo software de PDV. Detalhe: algumas empresas de software que criaram esta funcionalidade cobram módulos adicionais para isso. Consulte antes de tomar a decisão a sua software house para não ter surpresas;
- Sua infraestrutura de rede é de qualidade? Quanto melhor seu roteador, maior a chance de não haver problemas. Roteadores de baixa qualidade perdem informações na troca de dados. Com isso, pode haver o risco do roteador não suportar a troca de informações e ocasionar em não transmissão de vendas feitas no PDV. Este é um problema difícil de ser mapeado, uma vez que em um primeiro momento parecerá muito mais um problema de Software do que de Hardware. Portanto, se você optar por compartilhar SAT, ter um bom roteador será imprescindível;
- Back up será fundamental: se com um SAT por PDV já recomendamos equipamentos de Back Up, na operação do SAT compartilhado ter Back Up é obrigatório. Imagine 5 PDVs “pendurados” em um único equipamento sem Back Up e este SAT queima. De uma hora para outra, sua loja ficará com 5 PDVs parados. Certeza de prejuízo e tempo perdido;
- Seus PDVs recebem grande volume de clientes? Drogarias e Postos de Combustíveis tem menos demanda de vendas por dia que um supermercado por exemplo. Quanto maior o fluxo de clientes no seu PDV, mais vulnerável uma solução com SAT compartilhado será. Para facilitar sua compreensão recomendados a seguinte reflexão: se o seu PDV precisa de impressoras mais parrudas, como EPSON TMT88, compartilhar um SAT pode ser ainda mais perigoso, principalmente se as respostas as perguntas acima não forem positivas.
Penso que está claro para todos nossa opinião: compartilhar SAT não é recomendado. Colocando os investimentos acima na ponta do lápis será possível observar que o custo para preparação de infra será maior do que investir em um equipamento por PDV.
E toda vez que esta ideia passar por sua cabeça lembre-se: o PDV é o local em que o cliente não tem tempo para ficar. É o momento em que ele quer ir embora. Dificultar ou criar problemas para ele neste momento pode significar a perda deste cliente. Existem economias mais inteligentes para se fazer em uma loja.
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.