Manter a rastreabilidade das mercadorias dentro do armazém é essencial para atender os clientes com prontidão e eficiência. Por isso, tecnologias como código de barras ou RFID são utilizadas para viabilizar o atendimento dos pedidos e planejar a reposição do estoque.
Nós preparamos esse conteúdo com base na nossa experiência no setor logístico e queremos ajudar a sua empresa a escolher a solução mais adequada. Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
Como usar código de barras na logística?
As etiquetas de código de barras são usadas para identificar itens, lotes e caixas. A ideia é que esse recurso seja utilizado para rastrear a movimentação de mercadorias no depósito desse o seu recebimento até a fase de expedição.
As principais vantagens dessa funcionalidade são o seu apoio para manter o controle de estoque sempre atualizado e garantir que o inventário físico esteja compatível com as informações registradas no sistema.
Por outro lado, esse sistema tem limitações que devem ser levadas em consideração antes que o gestor tome uma decisão e invista na aquisição de um software. Por exemplo, caso a etiqueta seja danificada, não será possível realizar a leitura das informações.
Além disso, o código de barras armazena um pequeno volume de dados. Se a empresa precisa de uma solução mais robusta, será necessário avaliar a aquisição de outras ferramentas.
Como funciona a tecnologia RFID?
Essa solução surgiu como um aprimoramento do código de barras e é chamada de RFID cujo acrônimo significa Radio-Frequency IDentification ou Identificação por Rádio Frequência.
Com essa tecnologia, a comunicação é feita por etiquetas de rádio frequência que são lidas por sensores posicionados estrategicamente no armazém ou no varejo. Esse sistema é composto por uma antena, pelas etiquetas e por um transreceptor que lê o sinal da etiqueta e transfere as informações para o leitor e para o sistema de gestão.
A sua aplicação na logística ajuda a manter o controle do estoque e simplifica o rastreamento da carga. Isso faz com as empresas prefiram priorizar o uso do RFID, principalmente em operações de grande porte.
Contudo, essa opção tende a ter custos elevados, o que pode fazer com essa opção não se encaixe no orçamento da empresa. Alie a isso o fato de que as baterias podem ter baixo rendimento e ainda há vulnerabilidades de segurança do sistema.
Código de barras ou RFID: qual é a melhor opção?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as duas opções chegou o momento da sua escolha. Se a sua empresa ainda não tem essa tecnologia, faz sentido usar o código de barras, em um primeiro momento.
Conforme o negócio cresce e é preciso aumentar a produtividade, a opção mais adequada é o uso de RFID, uma vez que opera em maior escala. Portanto, a escolha depende do grau de maturidade do negócio e da necessidade de automação.
Independentemente de qual seja a decisão do gestor, RFID ou código de barras, nós reconhecemos que as tecnologias de rastreamento de cargas e mercadorias são fundamentais para que a empresa possa ganhar eficiência e melhorar a gestão da cadeia de suprimentos.
Você já teve a oportunidade de ver essas tecnologias em funcionamento? Então deixe o seu comentário abaixo, pois queremos saber como foi a sua experiência.
Clique aqui caso queira entrar em contato com o nosso departamento comercial!
Veja também outros artigos em nosso Blog:
https://www.auticomp.com.br/blog/automacao
https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados
https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao
https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao
https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal
Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/
A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.