A Internet das Coisas (Internet of things – IoT em inglês), tem cada vez mais se expandido pelo mundo. Você pode estar se perguntando, o que é a Internet das Coisas? Nada mais é do que aparelhos que antes funcionavam desconectados da internet e de forma manual, agora podem se tornar inteligentes, oferecendo recursos como programação pelo smartphone ou tablet. Até para ligar e desligar os aparelhos pode ser feito sem o usuário estar do lado do eletrodoméstico.
Agora imagine que diversos objetos da sua casa se conectam à internet: geladeira, máquina de lavar, forno de micro-ondas, termostato, alarme de incêndio, enfim.
Vamos pegar alguns exemplos e imaginar o que seria possível se eles estivessem conectados a internet. Bem, a geladeira com internet poderia te avisar quando um alimento está perto de acabar e, ao mesmo tempo, pesquisar na web quais mercados oferecem os melhores preços para aquele item.
O forno de micro-ondas, iria auxiliar no preparo do alimento, poderia pesquisar e exibir as receitas, ajustar os graus através de um aplicativo no seu smatphone, avisar quanto tempo falta e notificar se está pronto ou não o alimento que foi preparado.
Com as diversas possibilidades que a Internet das Coisas nos traz, veja que a ideia não é fazer você ter mais um dispositivo conectado à internet. Mas sim, trazer mais praticidade e aumentar a usabilidade dos aparelhos eletrodomésticos e outros dispositivos. Um exemplo, câmeras de segurança que, por estarem on-line, permitem que uma pessoa monitore a sua casa à distância ou vigie a sua loja quando o estabelecimento está fechado.
Internet das Coisas no Brasil
A Internet das Coisas oferece oportunidades para que o Brasil torne-se liderança mundial na criação, desenvolvimento e produção de novas tecnologias em um amplo leque de possíveis aplicações.
“O futuro da computação em nuvem / Internet das Coisas precisa adaptar-se para conectar pessoas, dispositivos e suas redes de forma otimizada, segura e dinâmica”, afirma Jon “maddog” Hall, CEO da OptDyn. “O Brasil tem plenas condições de utilizar sua criatividade, talento e força de vontade para assumir um papel central nestes campos.”
A Internet das Coisas oferece soluções para diversas áreas: do planejamento urbano à produção agrícola, passando por logística, produção industrial e até a preservação do meio ambiente. O Brasil certamente tem demandas em todas essas áreas de atuação.
Dispositivos conectados a internet podem marcar o inicio de uma nova era onde praticamente tudo poderá estar conectado. Isso cria possibilidade nunca imaginadas até agora e por consequência cria novos riscos que precisarão ser gerenciados para que possamos nos beneficiar dessas tecnologias sem abrir mão de privacidade e segurança.
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.