O uso do coletor de dados já é conhecido por muitas empresas em todo o mundo, mas existem aquelas que ainda não se beneficiaram do uso da tecnologia, se esse é o seu caso, esse post foi feito pra você.
Imagine que você precisa liberar um pedido para ser enviado ao seu cliente e recebe uma lista com os itens impressos em uma folha; você vai até o deposito e começa a separar a mercadoria, a medida que separa os itens pode ir fazendo uma marcação nos itens. Após a separação, você precisa ir até o escritório da empresa para digitar as quantidades e os itens encontrados no deposito para então, emitir a nota fiscal e liberar o caminhão. Se você já esta a algum tempo no mercado, já deve ter visto esse filme não é mesmo?
Analisando o cenário apresentado acima, podemos identificar diversos problemas que poderiam e deveriam ser resolvidos com o uso da automação, para este caso especifico podemos destacar o uso dos coletores de dados. Pode parecer estranho mas hoje em dia existem diversas empresas que ainda mantêm as suas operações com processos manuais e em condições muito precárias mesmo tendo a sua disposição os recursos que a tecnologia disponibiliza.
Vamos enumerar alguns motivos que justificam a compra de um coletor de dados:
1 – Agilidade
Como explicamos no início desse post, as tarefas manuais fazem com que as empresas percam tempo, dinheiro e recursos quando poderiam estar aproveitando todo o seu potencial para melhorar a sua estratégia de atendimento aos clientes e melhorando a sua cadeia produtiva, beneficiando clientes, colaboradores e fornecedores, em outras palavras “evoluindo“.
Um dos primeiros benefícios percebidos logo ao implementar tecnologias de coleta de dados em uma operação é a agilidade. Isso ocorre porque a velocidade e precisão com que os processos são executados é drasticamente afetada e, tarefas que antes precisavam de um turno inteiro de trabalho são executadas em poucas horas. A agilidade na execução das tarefas ocasiona um impacto positivo em todos os setores da empresa e fazem com que os seus clientes ou fornecedores fiquem mais satisfeitos com os seus produtos e serviços pois essa agilidade pode ser o motivo pelo qual o cliente faz da sua empresa a sua escolha.
2 – Redução de Custos
Posso lembrar da primeira vez que fiz uma cotação para comprar um coletor de dados e realmente fiquei assustado com o preço do equipamento, lembro que fiquei a perguntar: “Será que vale a pena comprar um equipamento como esse?”, “Será que esse investimento vai se pagar?”.
A empresa estava enfrentando muitos problemas no recebimento de mercadorias, ao ponto de um caminhão ficar o dia inteiro esperando para descarregar a sua mercadoria por conta dos processos manuais . Diante disso não tivemos muita escolha e resolvemos fazer a compra dos primeiros coletores de dados e coloca-los imediatamente em produção.
Não demorou muito tempo para perceber que a compra dos coletores de dados foi uma ótima escolha. Começamos a perceber que os caminhões foram diminuindo gradativamente o tempo de espera, os operadores já não precisavam mais fazer horas extras e ficar até tarde recebendo e liberando mercadorias nas docas e os fornecedores pararam de fazer ameaças.
Esse episodio os leva a entender que é muito importante ficar atento ao retorno do investimento ao realizar a compra de equipamentos para automatizar os seus processos. Esse é o desafio que os gerentes e diretores de grandes corporações devem ficar atentos para identificar e colocar os recursos certos nos lugares certos, assim toda a empresa será beneficiada.
3 – Redução de Erros
Os processos manuais são conhecidos por gerarem “retrabalho”, isso ocorre por que esses processos quase sempre são executados por pessoas, e as pessoas geralmente são sujeitas a erros. Com a implementação de coletores de dados, os processos passam a ser “guiados” por software e isso torna possível validar e monitorar cada etapa do processo. Isso torna tudo mais simples, rápido e reduz consideravelmente a incidência de erros em processos de todas as áreas de produção.
4 – Mobilidade
Com a implantação dos equipamentos de coleta de dados, o operador não precisa ficar fisicamente limitado ao local de trabalho como docas, escritórios e cabines. O uso dos coletores de dados permite que os colaboradores possam se locomover com facilidade pelos setores, unidades e até clientes da empresa acessando os dados da empresa e atualizando em tempo real a execução das tarefas.
O gerenciamento de frotas e o monitoramento de dispositivos por meio de GPS são exemplos de como a sua empresa pode fazer uso da tecnologia para alavancar os seus negócios e se manter a frente dos seus concorrentes.
Esses são alguns dos motivos que consideramos importantes para lhe ajudar a comprar o seu primeiro coletor de dados. É muito provável que após a primeira compra, será difícil imaginar a sua empresa sem o uso desses dispositivos.
Veja no vídeo como aumentar a sua produtividade:
A Auticomp Automação tem uma equipe pronta para lhe ajudar desde a aquisição até a implantação de coletores de dados de todas as marcas, entre em contato com o nosso departamento comercial, teremos prazer em atendê-los.
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação