Um coletor de dados para inventário é um dos equipamentos mais importantes para ganhar tempo e tornar a operação mais eficiente. Por meio dele, é possível fazer diversas operações e analisar os dados posteriormente. No entanto, é preciso atentar para aspectos importantes no momento de escolher o instrumento.
Este artigo busca ajudar na análise desses fatores. Ao ler o texto, você entenderá a real importância desses equipamentos. Saberá quais são os aspectos que devem ser considerados antes de fazer a escolha e conhecerá os benefícios alcançados com seu uso.
Aproveite o texto e faça uma boa leitura!
Qual é a importância de contar com um coletor de dados para inventário?
Toda empresa que realiza a movimentação de materiais precisa fazer determinado controle. As atividades de recebimento e expedição requerem um minucioso processo de identificação e isso pode ser feito utilizando coletores de dados.
Eles são capazes de melhorar diversas tarefas relacionadas a essas atividades. Dentre elas podemos citar a criação de itens do inventário, a separação dos materiais para envio ao comprador, a conferência de entrada e saída além do controle de qualidade e de estoque.
O que considerar na escolha de um coletor de dados?
Um dos primeiros fatores a considerar na escolha de um coletor de dados é por quanto tempo ele será utilizado. Existem operações que duram o dia todo, algumas por mais de 12 horas. Assim, é imprescindível contar com coletores cuja carga durem muito tempo.
Outro ponto importante é a facilidade de uso. Coletar informações de mercadorias é uma atividade repetitiva e quanto mais ergonômico for o coletor, melhor será para o colaborador que o estiver utilizando.
Além disso, aspectos relacionados a tecnologia também precisam ser considerados. É recomendável verificar o modo de conectividade do dispositivo, bem como o suporte dado ao equipamento em caso da ocorrência de alguma falha de usabilidade.
Quais são as vantagens de usar um coletor de dados para inventário?
Utilizar coletor de dados pode aumentar muito a produtividade do time envolvido nessa tarefa. Os meios tradicionais de tomar informações podem levar muito tempo e o uso de tecnologia abrevia a atividade desenvolvida.
Além disso, a possibilidade de ocorrência de erros pode ser diminuída drasticamente. Todo trabalho humano é susceptível ao erro e os coletores de dados reduzem as falhas do processo. Basta apontar o equipamento para o identificador e as informações já são coletadas.
Por fim, um coletor de dados pode promover a redução dos custos operacionais da empresa. Sua utilização aumenta a eficiência, reduzindo o tempo gasto na tarefa. Também é preciso menos pessoas envolvidas no trabalho, o que enxuga a folha de pagamento e os gastos relacionados a custos trabalhistas.
É correto afirmar que um coletor de dados para inventário melhora bastante a execução da operação. Os meios tradicionais de tomada de dados são ineficazes quando comparados à versatilidade proporcionada pela tecnologia embarcada nesses aparelhos. Além disso, é possível ter ganhos muito grandes para a organização, principalmente aqueles relacionados à redução de custos.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento sobre o coletor de dados!
Quer utilizar um Coletor de Dados para realizar seu inventário? FALE COM UM CONSULTOR DA AUTICOMP!
Ou entre em contato com o nosso DEPARTAMENTO COMERCIAL!
Veja também outros artigos em nosso Blog:
https://www.auticomp.com.br/blog/automacao
https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados
https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao
https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao
https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal
Conheça nosso Software de inventário: https://www.validcode.com.br/
A Auticomp Automação trabalha com foco em soluções de produtividade com o uso de tecnologias inovadoras para ajudar a sua empresa a chegar no próximo nível.