Entre os dias 04 e 06 de Abril aconteceu no Expo Center Norte a 19a. edição da Autocom, a maior feira dedicada a tecnologias para o comércio da América Latina. Foram 63 expositores presentes, com mais de 70 empresas representadas que durante três dias mostraram as tendências em tecnologias de hardware, software, serviços e meios de pagamento que deverão ser adotadas por varejistas de todo o Brasil nos próximos anos.
O interessante desta edição foram as mudanças ocorridas em relação a edições recentes. Enumeramos abaixo algumas delas para facilitar:
O que vimos sobre Hardware: é certo afirmar que na edição de 2017 houve uma menor preocupação dos expositores em levar equipamentos, embora vários deles tenham levado novidades. A feira ficou marcada por várias soluções diferentes de equipamentos integrados e pequenos, com foco em micro e pequenas empresas, o que demonstra uma tendência de oferta de equipamentos mais simples, integrados e que ocupem menos espaço no ponto de venda. Este tipo de equipamento, que acreditamos ser uma tendência que ganhará mais força com o lançamento em breve de campanhas publicitárias do Smart Rede e do Cielo LIO, deve definir um novo modelo de entrega de tecnologia para o varejo: clientes de menor porte (ou com menor fluxo de vendas) deverão usar soluções compactas e integradas, com impressora, leitor, tablete e outros periféricos todos fazendo parte de um único equipamento e as empresas com lojas com maior fluxo de pessoas e vendas comprando tecnologia mais robusta, preparada para altas demandas. Também acreditamos que estes equipamentos compactos despertarão em alguns empresários o sentimento do “faça você mesmo”, instalando, configurando e implantando equipamentos e software sozinhos, aprendendo com os erros do dia a dia;
O que vimos sobre Software: ano após ano o número de empresas de software expondo na Autocom aumenta, o que mostra uma clara tendência de Software Houses em buscar canais para revender seus produtos ou utilizar a presença na Autocom para estabelecer novas parcerias. Na estratégia das software Houses também está expor seus produtos com equipamentos conectados, demonstrando o funcionamento de seus softwares de forma plena.
Visitantes: muitas caras novas estiveram presentes na Autocom 2017. Novos revendedores, novos fabricantes, novas software Houses. A edição de 2017 mostra uma tendência de nenovação do mercado ou a perda do interesse pelo evento por parte de revendedores antigos em detrimento dos novos. De qualquer forma, durante os 3 dias o fluxo de pessoas foi bastante grande. Comparando visualmente ao ano passado, neste ano tivemos a impressão de uma feira com maior fluxo de pessoas. Esperamos ansiosamente a divulgação dos números por parte da AFRAC, associação brasileira de automação para o comércio, organizadora do evento.
Com base no que vimos nestes 3 dias, entendemos que o cenário é de simplificar a oferta de solução para ponto de venda, principalmente pensando no micro e pequeno varejista. Há também a tendência de clientes que buscarão fazer coisas sozinho, sem o auxílio de um processo de instalação / implantação, devido a simplicidade das ofertas. Com isso, acreditamos em oportunidades em áreas que envolvem prestação de serviços, como a oferta de equipamentos no modelo de locação com serviço de troca e manutenção in loco e auxílio em instalações sob demanda. As revendas deverão adaptar-se a este novo modelo de oferta, onde a principal diferença está em vender para mais clientes ganhando na escala do atendimento, pois quanto mais pontos ativados na rua e quanto mais próximos forem, menor é o custo de manutenção e a facilidade de ofertar serviços in loco.
A Auticomp é especializada em prestação de serviços de instalação e assistência técnica de equipamentos como leitores de código de barras, impressoras de etiquetas, coletores de dados, impressoras não fiscais, SATs e outros. Atendemos em nossa sede e in loco, ofertando para o mercado um dos prazos de retorno mais rápidos do mercado. Entre em contato e saiba mais a respeito!
Este Blog é uma iniciativa da Auticomp Automação.