Locar ou Comprar um Equipamento? Opte pela segurança!

Há alguns anos, este título pareceria um verdadeiro absurdo para grande parte das pessoas. Afinal de contas, enquanto seres humanos nascidos e criados no Brasil, fomos educados para trabalhar, ganhar dinheiro e comprar coisas. Logo, a posse definitiva de um bem foi incorporada a nossa vida como o objetivo máximo a se alcançar, independente do valor e natureza do bem em questão. Nada mais natural então, levar este mesmo conceito para nosso dia a dia corporativo,locar ou comprar um equipamento?.

Acontece que alguns movimentos, sendo grande parte deles impulsionado pela indústria de tecnologia mundial, tem ajudado as pessoas a entenderem que nem sempre ter a posse de algo é o melhor caminho. Empresas como Netflix e Spotify tem levado entretenimento a milhões de pessoas no mundo todo sem a necessidade de se colocar mais um CD, DVD ou Blu Ray na prateleira. E porque as pessoas estão a cada dia aderindo a estas plataformas? Simples. Porque a percepção de valor em ter milhões de filmes e músicas a disposição pelo preço de apenas um CD ou DVD por mês é quase que unânime para os usuários.

Com isso voltamos a pergunta do título: locar ou comprar um equipamento? Vou me colocar no lugar de um varejista que possui uma loja com 05 caixas que está precisando trocar suas impressoras, leitores de código de barras, micros, monitores, pin pads… Enfim, os equipamentos antigos já estão muito obsoletos e é hora de ganhar eficiência. Estando nesta situação precisarei escolher entre comprar novos equipamentos ou fazer a locação dos mesmos. Mas o que vale a pena para mim?

Alguns pontos são importantes de levarmos em consideração na hora de locar ou compra: se minha loja de 05 caixas tem um alto fluxo de gente e em hipótese alguma eu posso ficar com caixa parado eu jamais poderei investir em equipamentos para 5 caixas apenas. Terei que investir em equipamentos para 6 ou 7 caixas, deixando uma parte deles guardada, para situações emergenciais. Aí cabe mais uma pergunta: tenho conhecimento suficiente ou alguém em minha loja para trocar um equipamento defeituoso por um reserva? Se a resposta for SIM, provavelmente comprar os equipamentos para você seja uma ótima opção. Se a resposta for não precisamos examinar outros fatores.

Ok, eu não tenho conhecimento para fazer o serviço. Mas o meu parceiro que me vende os equipamentos pode fazer isso? Caso sim, quanto custa o atendimento e qual o tempo máximo para atende-lo? Se as respostas dadas pelo seu parceiro não forem satisfatórias (demorará mais do que o desejável considerando sua operação) é bom começar a pensar na locação com atendimento no local incluído.

A principio, esta modalidade parecerá mais cara. Mas alguns benefícios, inclusive fiscais, podem te ajudar a mudar de ideia. São eles: baixo tempo com o PDV parado, ocasionando menos filas e pequena perda de vendas, garantia de atualização de parque de equipamentos a cada 03 anos, abatimento de imposto de renda… Sim, é isso mesmo! Se sua empresa opta pelo Lucro Real a nota fiscal de serviços da locação destes equipamentos pode ser lançada para abatimento do imposto de renda.

Veja que responder esta pergunta hoje em dia não é tão simples. O que, por sinal, é ótimo para você como consumidor. Recomendamos pedir as empresas com quem está cotando os equipamentos a apresentação de ambas as propostas e um auxilio para, juntos, entenderem qual o modelo mais vantajoso. Certamente, investir um pouco de tempo agora será benéfico no futuro!

Confira outros artigos em nosso blog:

https://www.auticomp.com.br/blog/automacao

https://www.auticomp.com.br/blog/coleta-de-dados

https://www.auticomp.com.br/blog/comunicacao

https://www.auticomp.com.br/blog/inovacao

https://www.auticomp.com.br/blog/legislacao-fiscal

Este blog é uma iniciativa da Auticomp Automação

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram